Descrição enviada pela equipe de projeto. Wave é o espaço de trabalho de um escritório de arquitetura e construção de móveis em Vung Tau, Vietnã. O projeto é construído em um terreno vago típico de 4x20, alugado por 5 anos na área urbana.
O status atual - 4x20, 4x25, 5x20, 6x20… são tamanhos típicos de lotes de casas geminadas na cidade de Vung Tau.
Em cada quadra ainda existem terrenos vagos. Alguns foram transformados em pomares, contribuindo para criar espaços verdes para a cidade, mas alguns foram abandonados, cercados, usados como depósitos temporários, lugares de coleta de lixo, etc., afetando o ambiente urbano e desperdiçando uma área nobre.
Wave é o escritório de uma pequena empresa com baixos custos operacionais, portanto, o espaço de trabalho é alugado e precisa ser realocado após o término do contrato. Investimento eficaz e flexível foi um desafio a ser enfrentado.
Missão do projeto - A partir da avaliação geral da cidade e da necessidade de um espaço de trabalho, "a utilização de lotes vazios na área urbana, determinada a durar apenas 5 anos, com os critérios de tempo de construção rápido, baixo custo e removível" é levada a cabo.
Soluções de projeto - "Mínimo" - moldando o espaço a partir de uma única estrutura de telhado.
Com as características de uma casa geminada típica, encaixada entre as paredes da edificação adjacente, propomos aproveitar o fundo existente e simplesmente fixar um telhado nele, criando "salas" para a organização das funções.
A variação na inclinação e densidade de transparência cria diferentes áreas espaciais. O sistema de telhado é uma estrutura contínua, composta de ripas de madeira intertravadas grossas e finas, dependendo das necessidades de luz do espaço abaixo.
Há áreas onde os forros de madeira são espaçados para permitir a entrada da luz solar, além disso, as árvores densas dão a sensação de jardim. O teto elevado com ripas de madeira grossas proporciona uma atmosfera sombria, combinada com a disposição dos móveis.
O projeto cria uma atmosfera ambígua entre o espaço interior e o jardim. As propriedades espaciais se misturam e são arbitrariamente entendidas de acordo com cada finalidade de uso.
“Utilização” - o "uso" é mantido durante todo o processo de projeto materializando-se por meio de materiais, estruturas, árvores.
O piso é pavimentado com pedras coletadas de fábricas locais de processamento de pedra, selecionadas e dispostas aleatoriamente, correspondente a cada área.
O telhado é construído em uma estrutura de aço leve, coberto por ripas de madeira descartada da própria oficina da empresa. As ripas do telhado podem ser substituídas e renovadas continuamente.
Árvores existentes são incorporadas ao projeto assim como outras espécies que foram realocadas de outros espaços.
Além disso, o elemento “uso” também é refletido nos recursos humanos de construção, que são os arquitetos do escritório e os trabalhadores na oficina de madeira. Os trabalhadores da oficina executaram tanto trabalhos em madeira quanto em ferro, e os arquitetos nivelaram o solo e plantaram árvores. Com isso, o escritório foi criado, embora um pouco desajeitado, mas cheio de amor.
A madeira descartada é considerada "resíduo" de serrarias, usada como combustível ou moída para fazer compensado.
“Regeneração” - Graças ao uso de uma estrutura leve e separada com paredes laterais e elementos de ligação suaves (usando parafusos e sem argamassa), o volume pode ser desmontado e reconstruído em outro local. Até o próprio projeto tem a capacidade de se expandir ou encolher (em comprimento e largura) dependendo das necessidades de uso devido às possibilidades infinitas da estrutura do telhado.
O volume de fato foi realocado para um novo terreno com uma área semelhante, preservando a forma original do espaço habitável. A estrutura do telhado e o interior foram completamente preservados, no entanto, devido a condições de construção, a camada de pedra sob o piso não pôde ser movida.
“Atualmente, Wave embarcou em sua segunda vida após o término do contrato de locação no local antigo. Sem dúvida, continuará a existir em outros locais, possivelmente maiores, mas ainda mantendo o espírito de seus primeiros dias. Então, toda vez que é desmontado e reconstruído em um novo local, torna-se uma bela memória preservada e uma nova história começa.”